quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA


AUTARQUIA EDUCACIONAL DA MATA SUL
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA













PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Proposta de Trabalho: Dificuldades de Aprendizagem no Ensino de História









ALBILENE LOPES
DENIS BLIAN
IZABELLE AMBRÓSIO

















PALMARES, 2011.2





ALBILENE LOPES
DENIS BLIAN
IZABELLE AMBRÓSIO












PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Proposta de Trabalho: Dificuldades de Aprendizagem no Ensino de História







Trabalho apresentado, como requisito parcial a obtenção de nota na disciplina de Prática Pedagógica VII, sob a orientação do Prof. Ms. Marlon Oliveira.














PALMARES, 2011.2






Autarquia Educacional da Mata Sul - AEMASUL
Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL
Departamento de História – Licenciatura em História
Prática Pedagógica VII – 2011.2


PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (P.I.P)


1.    Apresentação:

O nosso projeto consiste em conseguir captar, do ponto de vista dos alunos, as reais dificuldades apresentadas pelos mesmos, no que concerne à sua visão da História e a maneira como a mesma é vista por eles. De maneira sucinta, apresentaremos alguns pontos que podem suscitar questões de ordem crítica da nossa parte, a partir das reflexões extraídas dos alunos.
Este trabalho descreve como o ensino de história com o passar do tempo foi evoluindo se tornando cada vez mais necessário para uma melhor compreensão das causas das dificuldades na aprendizagem desta disciplina. A história tem nos mostrado que aquilo que nos parece pura abstração, pura fantasia histórica, mas tarde se revela como um verdadeiro celeiro de aplicações de praticas. Na verdade aprender história não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância desta área do conhecimento no dia-a-dia. Portanto, a mediação do professore é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica decorada e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar a resposta, é conduzir ao aprendizado de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades. Diante do que foi visto conclui-se que a história precisa ser ensinada usando estimulo da capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o pesquisar.

 Num mundo sempre em evolução, questões simples que permeiam o nosso dia-a-dia muitas vezes são deixadas de lado, passando despercebidas e se diluindo nos problemas considerados "mais importantes" do cotidiano. Neste projeto ora proposto, buscaremos uma melhor compreensão das causas e dificuldades na aprendizagem do ensino de História. A aprendizagem mecânica, destituída de uma reflexão sobre o que se está aprendendo, pode ser vista como um ponto de partida para nossa pesquisa, a qual, como posteriormente veremos no decorrer dos trabalhos, está lastreada na observação de pontos de vista distintos, de cada aluno, mas que no conjunto nos dá uma ideia de quais dificuldades podem ser problematizadas. Pretendemos apenas ser mediadores entre as opiniões dos alunos, que basearão nosso futuro trabalho de conclusão do curso, e o diagnóstico final do projeto. Obviamente mediar não é dar a resposta, e sim conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, portanto, almejamos simplesmente trazer à tona, uma questão que faz parte da vida de todo professor, qual seja, o aprendizado, e, dentro deste tema, analisaremos exatamente as dificuldades que lhe são inerentes. A relevância do tema reside numa proposta simples: entender as dificuldades, e discuti-las, como alunos, e como futuros professores, para que o problema, ao invés de ficar confinado ao projeto, seja base para uma possível atitude futura que procure debatê-lo, não deixando ficar no esquecimento do cotidiano social e escolar.

2.    Diagnose da Escola:

A escola objeto de nossa intervenção será a Escola Estadual Cristiano Barbosa e Silva, situada na Praça Antônio S. de Miranda, sn, Lotes, na cidade de Barreiros-PE. A escola foi fundada no ano de 1987, mais precisamente no dia 29.04.1987 e atualmente trabalha com alunos do 5º ao 8º ano e 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Possui treze salas de aula, além de um grêmio estudantil e uma banda marcial. Tem como Diretora a pessoa de Maria Benigna, e como Diretor Adjunto o Sr. Hugo José de Lira Correia.

3.    Eixos Temáticos (ideias que serão apresentadas na intervenção):

Resumidamente, os principais eixos temáticos que serão apresentados na intervenção são os seguintes: 1. A História vista como disciplina de conceitos abstratos, envolvendo um tempo passado, dificultando sua representação; 2. Ideias previamente concebidas dos alunos em relação à História; 3. Questionamentos como: O que é? Para que serve? (por parte dos alunos); 4. Questionamentos do tipo: O que ensinar (conteúdo), para que ensinar (objetivo), que história ensinar (posição historiográfica), e como ensinar (metodologia); 5. Questão específica: como o aluno aprende história? 6. A repetição da informação contida nos livro didáticos é suficiente para a compreensão?

4.    Objetivos da Intervenção:

1º Objetivo: Compreender, a partir dos questionamentos do ponto de vista dos alunos, a maneira como eles enxergam a disciplina de História;
2º Objetivo: A partir das respostas advindas dos eixos temáticos, problematizar o resultado em busca de subsídios que implementem nossa futura pesquisa para o TCC, qual seja a identificação de dificuldades que porventura já sejam apresentadas nesta etapa por parte dos alunos;
3º Objetivo: Compreender, junto ao professor, quais as reais dificuldades que do seu ponto de vista, podem ser observadas com os alunos de História.

5.    Metodologia de Trabalho:

a)    Metodologia:

Para o sucesso de nossa intervenção, partindo da premissa de que vamos trabalhar procurando opiniões e pontos de vista dos alunos, e em alguns casos, do próprio professor, usaremos para extrair as informações de que precisamos, um questionário simples, com perguntas cujas respostas sejam livres, e não objetivas, bem como o método de entrevista para aqueles alunos que se mostrem pródigos em suas respostas. Portanto, nossa metodologia se baseará num contato mais pessoal, dado o caráter de pesquisa de nossa intervenção, bem como com o uso de recursos tecnológicos, como por exemplo datashow, além de outros.

1.    Recursos Didáticos utilizados na intervenção:

  

Nossa intervenção, como já mencionado anteriormente, tem um caráter bastante pessoal, em relação ao método que será utilizado. Baseados nisto, planejamos suscitar nos alunos o desejo de uma efetiva participação, imbuindo nos mesmos o desejo de cooperação e interação, para que com desenvoltura, exponham suas ideias sem se sentirem avaliados, e sim com autonomia para se expressar.


6.    Coleta de Informações:

De posse do material coletado, tanto das respostas do questionário, quanto das entrevistas colhidas junto aos alunos, a equipe precisa atentar para as questões propostas em nossos objetivos, de modo a coletar o maior número de informações possíveis, e para isso, a análise minuciosa do resultado, tanto com a leitura atenta do material, quanto das percepções depreendidas quando da intervenção em si, deve ser o nosso ponto de partida.



7.    Referências:

BERUTTI, Flávio; ADHEMAR Marques; Ensinar e Aprender História. São Paulo.  RHJ. 2009.
 
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes; Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo. Cortez, 2004.

8.    Organograma da Intervenção:

ABAIXO A EQUIPE DE FAZER O PREENCHIMENTO DESTE QUADRO CONFORME OS ITENS DE CADA QUADRO.

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (P.I.P)
Escola da Aplicação
Dia da Aplicação
Proposta de Trabalho (Tema)
Equipe de Trabalho
Escola Estadual Cristiano Barbosa e Silva



16.09.2011
Dificuldades de Aprendizagem no Ensino de História
Albilene Lopes, Denis Blian, Izabelle Ambrósio
Ideias apresentadas na Intervenção
Objetivos da Intervenção
Recursos Didáticos da Intervenção
Estratégia de Coleta de Informações

  • A História como é vista pelos alunos;
  • Gosta da disciplina?
  • Opiniões sobre a disciplina;




  • Compreender os pontos de vista dos alunos;
  • Utilizar os resultados como subsídio para o TCC
  • Compreender, enquanto futuros professores, o universos das dificuldade na disciplina

  • Questionários;
  • Entrevistas
  • Impulsionar os alunos a interagir sem se sentirem avaliados.
  • Leitura do material pesquisado;
  • Observação atenta durante a intervenção;
  • Análise completa do material coletado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário